Como funciona o SISU 2020: Inscrições, Resultado e Lista de Espera

Olá estudante, preparado para os novos desafios que lhe aguardam neste novo ano? Pois bem, o primeiro semestre de 2020 está aí e se você deseja entrar em uma universidade pública deve ficar atento as oportunidades que surgirão. Em especial uma que irei te apresentar ao longo deste artigo com todos os seus detalhes: trata-se de como funciona o SISU 2020.

O SISU é um importante sistema criado pelo Governo Federal que oferece oportunidades para quem deseja dar continuidade aos seus estudos em uma faculdade ou universidade pública por meio de vagas disponibilizadas por essas mesmas instituições.

Como Funciona o SISU 2020

Como Funciona o SISU 2020

Se você já ouviu falar sobre o SISU 2020, mas está à procura de informações mais detalhadas. Saiba que chegou ao artigo certo, pois é exatamente sobre este assunto que pretendo falar ao longo dos próximos parágrafos.


SISU 2020

SISU é uma sigla para “Sistema de Seleção Unificada”. Por meio dele, centenas de milhares de vagas são ofertadas gratuitamente em todo o Brasil por diversas instituições públicas de ensino superior.

Muitas pessoas se perguntam como funciona o SISU. Este sistema nada mais é do que um processo informatizado que utiliza a nota que o candidato alcançou na prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Como elemento de classificação para a definição dos chamados “aprovados” na seleção de novos alunos.

Em outras palavras, o SISU é um sistema de seleção de alunos às instituições superiores de ensino que substitui o processo tradicional do vestibular.

SISU 2020

SISU 2020


Como funciona o SISU

O processo de seleção feito pelo SISU acontece por meio de inscrições que geralmente são realizadas a cada semestre letivo. Como funciona o SISU é desta maneira.

Todos os procedimentos exigidos pelo sistema são realizados de forma informatizada. Ou seja, por meio do portal eletrônico SISU que você pode acessar diretamente ao clicar neste link.

Confira também como Funciona:

  1. Sisutec 2020: o programa que oferece bolsas para o ensino técnico grátis para estudantes com bom desempenho no ENEM;
  2. A Página do Participante SISU 2020: Ambiente online em que o candidato do SISU efetua sua matrícula, além de centralizar tudo sobre o SISU 2020;
  3. O Edital SISU 2020: Quer se inscrever no Sistema de Seleção unificada? Então confira o documento com tudo o que você precisa saber sobre o programa.

É importante que os candidatos acompanhem todo o processo que geralmente é iniciado com as inscrições a cada mês de janeiro e junho.

Este processo é realizado em todo o Brasil com a participação de diversas faculdades e universidades públicas renomadas. O que acaba atraindo milhares de estudantes brasileiros, ou seja, a concorrência é cada vez mais acirrada.


Quem pode participar do SISU 2020

Podem participar do SISU os seguintes candidatos:

  • Que concluíram ou então que estão cursando o Ensino Médio em seu último ano;
  • Que tenham feito a prova do ENEM na última edição tendo tirado no mínimo 450 no exame e não tenham zerado a prova de Redação;
  • Ter qualquer renda, mas se venha a declarar baixa renda é preciso comprovar;
  • Ter estudado em escola pública ou particular.

Diferente do Prouni e FIES o SISU não possui muitos requisitos de participação. Mas, é preciso comprovar todos os dados apresentados no momento da inscrição.


Inscrições SISU 2020: Como se Inscrever

É importante frisar aqui como funciona o SISU e que as inscrições para este programa são gratuitas. Se você pretende se inscrever na seleção do programa agora. Ou seja, em 2020, obrigatoriamente deve ter participado do ENEM 2019 e ter obtido nota, qualquer uma diferente de 0 na prova de redação.

O procedimento de inscrição SISU 2020 é feito da seguinte forma:

  • Acesse o portal oficial do SISU através deste link
  • Clique em “Minha inscrição”
  • Informe o número da sua inscrição no ENEM
  • Digite a senha
  • Na nova página, escolha até 2 cursos em ordem de preferência
  • Escolha a modalidade de concorrência às vagas
  • Confirme os dados informados
  • Confira a documentação necessária exigida pela instituição que escolheu.
  • Por fim, confirme a sua inscrição para concorrer às vagas pretendidas.
Inscrições SISU 2020

Inscrições SISU 2020

É importante comentar neste post que as notas de corte dos cursos necessárias para a seleção dos candidatos são divulgadas nos dias de inscrição do SISU. E você consegue acompanha-las acessando diariamente o portal do sistema.

Vale lembrar que o cálculo da nota de corte feita pelo SISU é baseada no número de vagas que são disponibilizadas pelas instituições mais o número de candidatos inscritos e modalidade de concorrência, ou seja, podem sofrer alterações.

Documentos necessários para a Inscrição no SISU

Requisitos SISU 2020Depois de ter realizado a inscrição SISU é preciso que você compareça até a instituição escolhida com alguns documentos.

Todos os documentos são para comprovar os dados fornecidos e os mesmos devem ser autenticados em cartório:

  • Certidão de Reservista – para os candidatos do sexo masculino;
  • CPF;
  • RG (Carteira de Habilitação e Carteira de Trabalho também servem como documento de identificação);
  • Certidão de Casamento ou Nascimento.

Os documentos abaixo precisam ser originais:


Resultado SISU 2020

Para consultar o resultado SISU 2020 da sua inscrição é só realizar o seguinte procedimento.

  • Acesse o portal do SISU clicando aqui
  • Digite o número da sua inscrição no ENEM e senha.
Resultado SISU 2020

Resultado SISU 2020

  • Caso você seja um dos contemplados, o sistema lhe mostrará uma mensagem com a devida parabenização pela conquista;
  • Outra alternativa é procurar no lado esquerdo do portal o menu “Resultados” para acessar a lista de aprovados.

Fique por dentro de nossas novidades. Cadastre agora e receba nossas notificações. Até o próximo post!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply