Documentos Necessários SISU 2020: Inscrição e Matrícula

Se você deseja participar do SISU preparado para todos os eventos deste processo, é importante que tenhas os documentos necessários SISU 2020. Para deixá-lo por dentro dos documentos necessários SISU 2020, preparamos este post para te instruir acerca dos mesmos. Acompanhe!

Documentos Necessários SISU 2020

Documentos Necessários SISU 2020


Documentos Necessários para Inscrição SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é levado a cabo pelo Ministério da Educação (MEC) todo o ano. Sendo que no total são duas as edições do programa feitas anualmente.

Agora, para a matrícula os documentos necessários SISU 2020 são outros. Sendo que ao todo será preciso reunir a seguinte documentação:

  • CPF e Identidade (Carteira Nacional de Habilitação, Carteira Profissional ou carteira de identidade);
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante de Renda;
  • Certificado de Reservista;
  • Certidão de Quitação de Obrigações Eleitorais;
  • Certificado de Conclusão do ensino médio.

Em qualquer uma dessas duas edições, é preciso que o candidato possua os documentos necessários SISU 2020 para poder seguir coma sua participação no programa.

Nos eventos do SISU 2020, o estudante deverá ter documentos em mãos durante a inscrição e matrícula.

Pelo fato de o processo de matrícula ser guiado pela instituição na qual se ganhou a vaga, a documentação poderá variar em alguns momentos. Sendo que ela poderá ser maior ou menor em relação a indicada acima.

Sendo assim, é bastante recomendado que o estudante admitido no SISU entre em contato com a universidade para saber quais são os documentos que ele deverá apresentar na matrícula.


Como se Inscrever no SISU

O processo de inscrição no SISU é bem facilitado. Uma vez que não há necessitada de se dirigir a um posto presencial para seguir com a candidatura. Neste programa a inscrição é feita de forma totalmente online direto no site oficial do SISU.

Normalmente o período de inscrições é aberto nos últimos dias de Janeiro. Para fazer a sua inscrição assim que o tempo chegar:

  • Lembrando que para se inscrever é preciso ter feito o Enem, com nota maior que zero na redação. Acesse o site de inscrições SISU no período entre 24 e 29 de janeiro e tenha em mãos o número de inscrição e senha do Enem;
  • Inicialmente é preciso confirmar seus dados pessoais para que o Sisu possa entrar em contato com você;
  • Agora, você pode iniciar sua inscrição clicando em “Fazer inscrição”. Nesse momento, você deve escolher duas opções de cursos;
  • A inscrição é muito fácil de ser realizada, são apenas três passos. No primeiro você deverá pesquisar vagas pelo nome da instituição, curso ou município;
  • No momento da consulta, clique no curso e confira a quantidade de vagas e modalidades disponíveis. Para continuar, clique em “Escolher este curso”;
  • No último passo, confirme os dados do curso que você escolheu. Veja qual a documentação exigida pela instituição escolhida e cliquem em “Confirmar minha inscrição”;
  • Inscrição concluída! Na tela “Minha inscrição” você confere as escolhas que fez. É possível alterar as opções de cursos dentro do período de inscrição.
Inscrições SISU 2020

Inscrições SISU 2020

As notas de corte dos cursos serão divulgas nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de janeiro.

Abaixo você pode conferir alguns dos documentos necessários SISU 2020 que serão exigidos.


Documentos Necessários para a Matrícula no SISU

No caso da inscrição a documentação é bem menor, sendo apenas preciso ter o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem 2019.

No caso de candidatos que contam com uma renda familiar inferior a 1,5 salário-mínimo, fora os documentos mencionados acima, também será preciso exibir outra documentação. O interessado deverá ter:

  • Comprovante de renda;
  • Certificado que comprove a conclusão do ensino médio numa escola pública;
  • Comprovante de inscrição no CadÚnico.

Data de Divulgação do Resultado SISU

Para saber se você conseguiu uma vaga de 100% ou 50% de financiamento no SISU, é preciso ficar de olho nas datas do SISU 2020.

Na edição do SISU primeiro semestre, a apresentação da lista dos candidatos admitidos para as vagas será feita no dia 30 de Janeiro. Após o período de inscrições se esgotar, abrem-se as inscrições da Lista de Espera do SISU 2020.

Valendo lembrar que se o candidato não conseguir a sua vaga logo na primeira chamada, também poderá concorrer a segunda chamada do SISU. A qual ocorrerá no Segundo semestre do ano, com inscrições a iniciar no dia 12 de Junho de 2020.

Resultado SISU 2020

Resultado SISU 2020

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply