ENEM 2020: INSCRIÇÕES, Edital, Datas, Apostila, O que cai

O Edital do ENEM 2020 já trouxe informações importantes acerca do exame que ocorrerá ainda nestes anos, sendo assim, é preciso que os candidatos a está prova comessem a sua preparação para que não tenham dificuldades na hora de seguir por ele. Confira as próximas linhas de textos as principais informações do ENEM 2020 que todo o candidato precisa de conhecer.

Enem 2020

Enem 2020


ENEM 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a prova mais importante na vida dos cidadãos brasileiros, pois por meio deste exame é possível obter uma das certificações básicas na vida acadêmica, que é o certificado do ensino médio.

Além disso, quem participa deste exame tem a oportunidade de aplicar para diversas universidades do ensino superior. Nessa concorrência pela vaga, os candidatos do ENEM têm até mesmo a oportunidade de ter uma bolsa de estudos completa.

Saiba mais sobre o Exame Nacional do Ensino Medio:


Inscrições Enem 2020

As inscrições para o Enem 2020 serão realizadas entre 6 e 17 de maio de 2019, e o processo para a realização desta inscrição poderá ser feito diretamente por meio da página do participante.

Veja o passo a passo que você precisará de seguir para a realização da inscrição Enem:

  • Acesse a página do participante por meio deste link – https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante;
  • Em seguida clique em “Fazer Inscrição”;
  • Siga informando as informações pessoais que são requisitadas (CPF, RG, e-mail);
  • Em seguida insira a cidade da realização da prova e as restantes informações pedidas;
  • Por fim, finalize o processo de inscrição e aguarde pela confirmação de que tudo ocorreu com sucesso.

Documentos Necessários

No momento da inscrição são necessários alguns documentos, como por exemplo:

  • CPF;
  • Dados Acadêmicos;
  • E-mail;
  • Endereço de Residência Atual;
  • RG.

Taxa de Inscrição ENEM

Após todo processo de inscrição realizado, como na explicação acima será necessário realizar o pagamento da taxa de inscrição. Somente depois de efetuar esse pagamento a sua participação no exame estará confirmada.

O valor da taxa de inscrição está em torno de R$ 83,00. O pagamento é feito através de boleto bancário, o qual deve ser impresso no site do INEP. Caso você não efetue o pagamento até a data limite do boleto, estará desclassificado do exame.

No caso de estudantes do ensino médio em instituições públicas e também jovens que se encontram em classe social baixa, terão direito a isenção da inscrição. É possível solicitar a isenção da taxa durante o processo de inscrição.


Prova do ENEM 2020

Segundo o indicado no edital do ENEM, as provas deste ano serão feitas em dois domingos consecutivos, concretamente no dia 3 e 10 de novembro. Para poder atender as provas, o candidato deverá se dirigir a unidade de ensino e estar lá até as 13 horas (Horário de Brasília).

As provas iniciam as 13h30 e tem uma duração de 5h30 para o primeiro domingo e 5h para o segundo domingo.

As provas cobradas neste exame apresentam questões que são de múltipla escolha, que são no total 45 questões. A prova de redação será feita no primeiro domingo de avaliação do Enem 2020.


Local de Prova ENEM 2020

O local reservado para a prova do ENEM pode ser conferido no cartão de confirmação. Este documento é enviado por meio dos correios dias antes do ENEM, no entanto você pode ter acesso ao mesmo na sua página do Participante clicando AQUI.


Edital ENEM 2020

As informações mais importantes para a realização do Enem estão colocadas no Edital Enem 2020 que já foi divulgado pelo Ministério da Educação.

Sendo assim, é crucial que você acesse esse documento, o qual pode ser conferido no site oficial do Inep –  https://enem.inep.gov.br/.


Como Recuperar a Senha do ENEM

A senha para acesso a página do participante Enem é criada no momento da sua inscrição. E caso você tenha esquecido a sua, e esteja sem acesso ao portal, saiba que é possível recupera-la.

Seguindo os seguintes passos você conseguirá recuperar a senha:

  • Entre na página do participante Enem clicando aqui;
  • Informe seu CPF e selecione a imagem solicitada;
  • Clique em “Esqueci minha senha”;
  • Confirme o e-mail cadastrado;
  • Um código será enviado ao seu e-mail, utilize o mesmo para fazer o seu login;
  • Após isso, crie uma nova senha que você não irá se esquecer.

É importante que você tenha cadastrado um e-mail ou número de telefone válido, caso contrário não será necessário recuperar a senha.


Simulado ENEM

Para que a sua preparação para as provas do Enem seja a melhor possível, o aconselhável é que você use o simulador do Enem 2020. Pois isso permite que você faça uma prova similar a apresentada no Enem e assim ver quais são as suas fraquezas no assunto da prova.

Atualmente existem diversos simulados gratuitos do ENEM, como é o caso do Me Salva, Stoodi, e vários outros.


Resultado ENEM 2020

Após a realização das provas ENEM 2020 você tem o gabarito Enem para ter uma noção de como foi o seu aproveitamento nas provas. No entanto, você somente ficará a saber do seu resultado Enem no site oficial do participante.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply