Inscrições SISU 2020: Como se Inscrever Passo a Passo

Você já ouviu falar das Inscrições SISU 2020? O sistema de seleção unificada do governo federal surgiu para facilitar a entrada de alunos que fizeram o ENEM nas universidades públicas de várias partes do Brasil.

O sistema é organizado pelo MEC (Ministério da Educação) que oferta diversas vagas de inúmeros cursos da educação superior para milhões de jovens e adultos consigam realizar o sonho de estudar em universidades públicas.

Inscrições SISU 2020

Inscrições SISU 2020

A plataforma do SISU automatiza as notas de corte e faz um cálculo com a nota do aluno para saber se ele consegue uma vaga no curso que deseja ou não. Continue acompanhando que vamos dar mais detalhes desse procedimento.

Inscrições SISU 2020

As inscrições SISU 2020 só podem ser concretizadas ao aluno que fez o ENEM do ano anterior. Para se inscrever no SISU 2020 é preciso ter feito o ENEM de 2019.

Normalmente as inscrições do SISU duram cerca de seis dias. Assim dá tempo do aluno se inscrever (inserindo seu número de inscrição do ENEM e senha) e escolhendo dois cursos que deseja ingressar em alguma universidade.

Inscrições SISU 2020

Inscrições SISU 2020

Após essas escolhas o aluno saberá se a sua nota do ENEM é suficiente para conseguir uma vaga no curso que deseja. De acordo com alguns cálculos feitos automaticamente pelo sistema do SISU, que calcula o Resultado SISU 2020.


Como realizar a inscrição SISU 2020

Antes de realizar a sua inscrição no SISU 2020, é preciso verificar se você fez o ENEM 2019 e se não tirou zero na redação do exame, já que isso é eliminatório.

Na hora da inscrição o aluno pode escolher dois cursos que deseja fazer, se ele tiver a nota de corte 2020 e conseguir a vaga de uma delas, é só escolher o turno que deseja estudar e a universidade.

Veja aqui o passo a passo para o procedimento:

  • Acesse o site oficial do SISU http://sisu.mec.gov.br/;
  • Escolha os dois cursos de sua preferência, o primeiro que você mais deseja e o segundo como sua segunda opção;
  • Defina também em qual modalidade pretende concorrer, se é por meio de conta ou por ampla concorrência mesmo;

Lembrando que o SISU não cobra nenhuma taxa de inscrição, afinal o aluno já pagou a sua taxa no momento de inscrição no ENEM.

Na inscrição no SISU ele terá apenas acessar o sistema com o seu número de inscrição no ENEM e senha, e preencher um pequeno formulário. Lembrando que os estudantes que não obterem aprovação ainda podem entrar para a lista de espera SISU 2020. Assim, poderá continuar concorrendo às vagas remanescentes.


Documentos Necessários para as Inscrições SISU 2020

Para fazer a sua inscrição no SISU 2020, como dissemos anteriormente, é preciso que o aluno tenha feito o ENEM 2019 e, caso seja selecionado para alguma vaga, tenha em mãos alguns documentos cadastrais e pessoais para isso, veja:

  • Necessário o CPF;
  • Foto recente 3×4;
  • Um documento de identificação, que pode ser a identidade (RG), carteira de habilitação, carteira de trabalho, um documento oficial com foto etc;
  • É preciso informar que o aluno concluiu o seu ensino médio (segundo grau);
  • Comprovante de registro acadêmico online;
  • Histórico do ensino médio;
  • Declaração comprando que o estudante não ocupa nenhuma vaga do ensino superior;
  • Comprovante que o aluno está em dia com a justiça eleitoral (quitação eleitoral).
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply