Lista de Espera SISU 2020: Como Participar

Lista de Espera SISU 2020 – Se você fez o ENEM 2019, está ansioso para saber se vai conseguir uma vaga em uma universidade pública para estudar de forma gratuita e de qualidade.

Esse processo seletivo, que seleciona os alunos com as melhores notas do ENEM para uma vaga no ensino superior é o SISU, um sistema que calcula a nota de corte 2020 total de todo o processo e também de cada curso oferecido pelas universidades.

Lista de Espera SISU 2020

Lista de Espera SISU 2020

Continue acompanhando este nosso artigo que vamos explicar com mais detalhes o que é o SISU, como ele funciona, como é a lista de espera, como fazer inscrição e muito mais!


Lista de Espera SISU 2020

O SISU é o Sistema de Seleção Unificado principal para quem fez o ENEM e busca uma vaga em uma universidade pública para cursar o ensino superior. O programa existe desde 2010 e já ajudou milhões de jovens e adultos de todo o Brasil.

Com as vagas oferecidas, o aluno pode estudar em uma universidade pública de forma gratuita e de qualidade. Se você tirar uma boa nota no ENEM e for bem também na redação, você tem chances de conseguir uma vaga no curso superior que deseja.

Lista de espera SISU 2020

Lista de espera SISU 2020

No entanto, mesmo indo bem no ENEM e não conseguindo ser chamado na chamada regular do programa, ou seja, primeira chamada para a vaga, não se preocupe! Você vai para uma lista de espera e, ocorrendo desistências de vagas, você poderá ser selecionado para estudar o curso que deseja.


Como Funciona a Lista de Espera

Após a chamada regular do SISU, outros alunos vão para uma lista de espera, que é enviada para as universidades públicas de todo o Brasil. Após a chamada regular, ainda tiver vagas, o SISU 2020 começa a chamar os que estão na lista de espera.

Essas desistências podem ocorrer por vários motivos, alguns aprovados acabam desistindo do curso escolhido, vão para outra faculdade, mudam de cidade etc. Aí, quem estiver na lista de espera, será beneficiado com essas desistências.

SISU 2020

SISU 2020

Caso o aluno que estiver na lista de espera seja chamado, ele deverá separar suas documentações e ir até a universidade que passou para fazer sua matrícula.


Requisitos para Participar

Após as inscrições do SISU 2020 e a chamada regular do programa, o sistema ainda dá mais 10 dias para que os candidatos que não passaram na primeira chamada, se inscrevam para tentar ainda uma vaga no curso que deseja em uma universidade pública.

Podem participar da lista de espera:

  • É preciso ter participado das inscrições do SISU e ter escolhido pelo o menos um curso;
  • Podem participar livremente todos aqueles candidatos que foram selecionados em sua segunda opção de curso;
  • Os candidatos que tem uma nota mínima requerida e que não foram chamados pela chamada regular.

Inscrição Lista de Espera SISU 2020

É muito fácil participar da lista de espera SISU 2020, no entanto é preciso ficar atento quanto ao prazo e a seleção. Pois a inscrição a lista de espera não é automática. É necessário fazer uma breve inscrição para ingressar na lista de espera, após a liberação do Resultado SISU 2020.

Inscrição Lista de Espera SISU 2020

Inscrição Lista de Espera SISU 2020

Primeiramente o aluno precisa seguir os seguintes passos:

  • Acessar a página do SISU, no boletim do candidato, que está dentro do site do programa;
  • Logo em seguida é preciso escolher “participar da lista de espera”, opção que também está dentro do site, na tela da primeira opção de curso;
  • Após a sua confirmação e interesse em participar da lista de espera, uma mensagem irá aparecer na plataforma dizendo que você está inscrito na lista.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply