PROUNI 2020: Quem Pode Participar, Inscrições, Cursos e Cronograma

O Programa Universidade para Todos – PROUNI 2020 é um dos que tem recebido maior número de inscrições em todo o país, o que se deve principalmente as bolsas de estudos integrais que ele garante aos candidatos de baixa renda familiar. Abaixo você pode conhecer mais sobre o PROUNI 2020.

Prouni 2020

Prouni 2020


PROUNI 2020

O PROUNI foi concebido da vontade do governo brasileiro de tornar o ensino acessível para todas as classes sociais. A sua fundação foi feita pelo Ministério da Educação como um programa capaz de disponibilizar bolsas de estudos totalmente financiadas e parciais no ensino superior.

Para conseguir alcançar o máximo número possível de brasileiros, anualmente este programa disponibiliza mais de 300 mil bolsas de estudos, o que representa uma grande oportunidade para jovens e adultos sem condições de arcar com os custos dos seus estudos.

VEJA TAMBÉM:


Quem pode participar do PROUNI

A participação no Prouni 2020 é feita somente mediante o cumprimento das regras impostas pela organização deste programa. Sendo que para poder participar do Programa Universidade para Todos é preciso que o interessado cumpra os seguintes requisitos:

  • Contar com uma renda familiar que não ultrapasse 3 salários mínimos por pessoa.
  • Ter feito o ensino médio numa escola de ensino pública;
  • Ter realizado a prova do ENEM;
  • Ter feito o ensino médio numa escola de ensino privada com uma bolsa de estudos integral.

Os candidatos para as vagas disponibilizadas pelo Prouni podem ser pessoas deficientes e até mesmo professores da rede pública de ensino básico, e desta forma ter a chance de ingressar num dos cursos do ensino superior ou pedagogia do seu gosto.


Inscrições PROUNI 2020

Somente pode participar do PROUNI 2020 quem for a passar por todo o processo de inscrição deste programa. Ocorrendo que todo o processo que permite a inscrição pode ser feito de forma totalmente online, sem muitas dificuldades, desde que você siga o passo a passo indicado abaixo:

  • Comece por acessar o site oficial do Prouni por este link – http://prouniportal.mec.gov.br/;
  • Continue clicando na opção que diz “Inscrever”;
  • Em seguida selecione a instituição e o curso no qual você deseja concorrer no Prouni;
  • Continue selecionando a bolsa de estudos que você deseja aderir no Prouni;
  • Agora entre o número e a senha que você usou durante a inscrição no Enem;
  • Feito isso, agora você somente precisará de aguardar pela confirmação que indica a finalização da sua inscrição.


Cursos PROUNI

O Prouni conta com diversos cursos que atendem aos gostos de qualquer candidato. Sendo que concorrendo as bolsas de estudos deste programa você pode fazer:

  • Administração;
  • Direito;
  • Enfermagem;
  • Educação física e;
  • Outros cursos.

Lembrando que os cursos oferecidos no Prouni 2020 podem ser na modalidade parcial ou integral.


Vagas do PROUNI

As vagas ofertadas em cada instituição pelo Prouni são definidas pelo MEC – Ministério da Educação. Sendo assim, a quantidade de vagas costuma variar. Os cursos que oferecem mais vagas são os que tem alta avaliação do MEC. Quando se iniciam as consultas públicas dos cursos é quando a quantidade de vagas serão liberadas.


Cronograma PROUNI 2020

Para que você não perca a chance de fazer parte do Prouni, deves obrigatoriamente conhecer o cronograma Prouni 2020. Pois ele conta com todas as informações a nível de datas que você precisa ter em mente para fazer parte do programa.

Sendo que para quem não está matriculado na instituição em que deseja concorrer a vaga do Prouni, será preciso aguardar até o dia 09 de abril para poder seguir com a participação. Agora, para aqueles que já estão matriculados na instituição, a inscrição fica para o dia 30 de abril.


Documentos necessários

Depois da realização da inscrição e sua aprovação no Prouni, você precisará de seguir para a instituição desejada e fazer a sua matricula de forma efetiva. Na lista dessa documentação encontram-se os seguintes documentos:

  • Documento de Identidade;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante de Rendimentos;
  • Comprovante de Ensino Médio.

Resultado PROUNI 2020

Depois da realização da inscrição é importante que o jovem fique atento ao resultado Prouni 2020. Caso haja aprovação, é preciso comprovar alguns dados a instituição em que foi selecionado, sendo o prazo de comprovação muito curto.

No momento de comprovação de dados junto a instituição será necessário levar consigo o documento que indica que o estudante foi aprovado, emitido pelo site do Prouni.


Lista de Espera PROUNI

Os estudantes que não atingiram a maior nota dos cursos dentro da classificação, tem mais um oportunidade, a lista de espera. Através da mesma, é possível que o estudante seja convocado depois do processo de seleção, caso não tenham sido preenchidas todas vagas disponibilizadas.

É preciso que os estudantes participantes da lista de espera fiquem atento nos editais na instituição que se inscreveu, pois é através da mesma que serão chamados.

Para participar da lista de espera, é preciso acessar o site do Prouni no período disponibilizado para realização da inscrição na lista de espera.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply